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Para adicionar outro professor como proprietário entre em contato com a Coordenação de Curso.
Para planejar as aulas online consulte o item 7 e 8 do Guia de Orientações Didático-pedagógicas, disponível em https://www.cps.sp.gov.br/cartilhas-teletrabalho/ . Acesse também o ambiente Audiovisual com e-mail @fatec em https://cesu.cps.sp.gov.br/aulaonline
Os alunos devem ter permissão de membro, com isso não tem direitos de inclusão e exclusão de grupos. Caso o aluno consiga excluir ou incluir outro aluno , entre em contato com a coordenação de curso.
Para impedir que um aluno grave a aula é necessária uma configuração depois de agendamento da reunião, mas antes dela ser iniciada. Entre na tela de detalhes da reunião e acesse ao link "Opções da Reunião". Na tela que será aberta localize a opção "Quem prode apresentar?" e alterar a opção para "Somente eu". Salve a configuração. Desta forma somente o apresentador, isto é, o professor, terá acesso ao botão de Iniciar Gravação. Note que com esta opção ativada não será possível que os alunos compartilhem tela no momento da aula online.
Elas poderão ser desenvolvidas à distância. Caso existam obstáculos para o seu desenvolvimento, entrar em contato com o professor responsável pelo chat do Teams.
O professor poderá gravar vídeos para utilizar no momento da aula online e também poderá ativar a gravação no momento da realizaçaão da aula online. As gravações de aula online são disponibilizadas automaticamente no canal em que a aula foi realizada após algumas horas após sua realização. Para informações adicionais, acesse o item 9 da Cartilha do Teletrabalho 1, disponível em https://www.cps.sp.gov.br/cartilhas-teletrabalho/
O professor poderá gravar vídeos para utilizar no momento da aula online compartilhando sua tela e áudio, poderá realizar o uploado do vídeo na guia Arquivos da disciplina ou poderá publicar o vídeo na plataforma Micosoft Stream e compartilhar o link com os alunos. Em qualquer situação, o vídeo não subsitui o momento online do professor, sendo somente um material complementar à sua aula ao vivo ou como material complementar para consulta posterior pelos alunos.
Conforme Memorando Circular nº 13/2020 – URH, de 30 de abril de 202, “o controle da frequência referente as horas-aula online (remotas) e demais obrigações didático pedagógicas do docente relacionadas as horas-aula, ficará sob a responsabilidade do Coordenador de Curso que se incumbirá de verificar e atestar o efetivo cumprimento das mesmas, repassando as informações por e-mail ao Diretor de Serviço – Área Administrativa, responsável pelo lançamento das ocorrências junto à folha de pagamento, bem como do arquivamento do e-mail recebido.”

Não é possível pois o Teams trabalha com cada equipe de forma individualizada.



Uma sugestão é que a unidade crie uma equipe com todos os alunos e professores lá dentro, configurar a equipe para que somente os proprietários possam mandar mensagens, e utilizar esta equipe como um mural de recados. Como todos estarão lá dentro, todos receberão a mensagem.

A plataforma institucional para ministrar as aulas online é o Microsoft Teams. Qualquer outro recurso digital poderá ser utilizado, desde que a aula online seja realizada no Teams
O acesso ao ambiente audiovisual é restrito aos e-mails @fatec. Caso seja de um departamento da Fatec e não possua um e-mail @fatec, o acesso ao ambiente pode ser realizado pelo email f__teams@fatec.sp.gov.br.


 


Outra sugestão é que a unidade pode criar e-mail de departamento, como por exemplo, f___acad@fatec.sp.gov.br, para poder acessar o referido ambiente. A criação de e-mails de departamento é a cargo da própria unidade.

App Insight é um aplicativo em versão beta, isto é, é uma versão instável. Prefira verificar os presentes pelo recurso Lista de Presença, que é nativo do Teams:



Na forma da lei no. 9610/1998 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm), que dispõe sobre direitos autorais, é vedada a captação de imagem e som, e a sua reprodução, sem o consentimento do autor (no caso o professor). Nesse contexto, qualquer gravação desautorizada pelo professor é proibida pelo ordenamento jurídico e sujeita o infrator (membros ou proprietários) à sanções civis, administrativas e potencialmente até criminais. Cumpre aos docentes, quando estiverem ministrando as suas aulas, consignarem expressamente esse disclaimer, qual seja, de que é vedada a gravação e reprodução das aulas ministradas por profissionais do Centro Paula Souza, através da plataforma Teams ou por outros meios, para qualquer finalidade, sob pena de responsabilidade.
De acordo com a lei no. 9610/1998, que dispõe sobre direitos autorais, é vedada a captação de imagem e som, e a sua reprodução, sem o consentimento do autor (no caso o professor). Nesse contexto, qualquer gravação desautorizada pelo professor é proibida pelo ordenamento jurídico e sujeita o infrator (membros ou proprietários) à sanções civis, administrativas e potencialmente até criminais. Cumpre aos docentes, quando estiverem ministrando as suas aulas, consignarem expressamente esse disclaimer, qual seja, de que é vedada a gravação e reprodução das aulas ministradas por profissionais do Centro Paula Souza, através da plataforma Teams ou por outros meios, para qualquer finalidade, sob pena de responsabilidade.
Para planejar as aulas online consulte o Guia de Orientações Didático-pedagógicas, disponível em https://www.cps.sp.gov.br/cartilhas-teletrabalho/ . Acesse também o ambiente Audiovisual com e-mail @fatec em https://cesu.cps.sp.gov.br/aulaonline
O Insigt registra quem está online no Teams, independente de estar assistindo a aula naquele momento.

Prefira extrair a Lista de Presença. Veja o passo a passo:


 




 


 
Cada professor poderá desenvolver suas atividades/exercícios para avaliação o aprendizado de cada aluno. A composição na nota e seu registro devem seguir os critérios das diretrizes acadêmicas e seguir o novo Calendário Acadêmico, divulgado por sua unidade. Se necessário, solicite auxílio ao Coordenador de Curso.
As aulas terminam conforme novo Calendário Acadêmcido divulgado por sua unidade. Se necessário, solicite ao Coordenador de Curso.